Uso da madeira em embalagens


A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados nas embalagens, devido a sua grande eficiência logística em cargas industriais de grandes volumes. A madeira é importante para garantir a correta movimentação, armazenamento e o transporte seguro dos produtos comercializados. Entretanto, o uso deste versátil material requer entendimentos relativos às normas de tratamento fitossanitário. Se sua empresa utiliza embalagens de madeira como paletes, caixas ou componentes de madeira para proteção de seus produtos, sugerimos atenção a alguns aspectos.

Atualmente o uso da madeira para fabricação das embalagens inclui fortemente questões técnicas, legais, ambientais e econômicas, seja esta embalagem preparada exclusivamente com madeira ou apenas de algumas partes desse tipo de material.

Sobre os aspectos técnicos e econômicos, o uso da madeira precisa ser dimensionado sob a ótica do custo versus benefício, já que a embalagem precisa garantir qualidade do produto da indústria até o consumidor final pelo mínimo custo possível a operação.

Dentre as questões legais e ambientais relacionadas ao uso da madeira destacam-se a geração de resíduos, o descarte, o reuso e principalmente os tratamentos fitossanitários para o uso adequado da madeira nas embalagens. Estas leis são orientadas no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em aderência com as necessidades do mercado destino e seu ambiente de distribuição.

Para melhor entender o uso da madeira nas atuais embalagens voltadas para o mercado nacional e internacional, apresentam-se a seguir informações que alertam como são realizados os tratamentos fitossanitários da madeira para embalagem e suas simbologias. Reconhecer estas regulamentações é muito importante para as empresas usuárias deste material, antes mesmo de se desenvolver qualquer embalagem. Estas informações, grafismos e pictogramos podem significar o sucesso ou o fracasso de uma operação comercial internacional.

Desde março de 2002, está disponível uma das principais normas internacionais editadas pela FAO: “Norma Internacional de Medida Fitossanitária”, conhecida como NIMF nº15. Esta norma aponta diretrizes para obter a certificação fitossanitária das embalagens, suportes e componentes de acomodação fabricados em madeira e utilizados para acondicionar produtos destinados à exportação e ao comércio internacional.

Basicamente, ao utilizar-se da madeira em estado natural como principal material na embalagem, a mesma deverá receber tratamento contra pragas quarentenárias que ao se instalem nos países-destino podem causar danos ao meio ambiente e ao ecossistema. No Brasil, as Portarias 499/99, NT. 108 e 278/04 exigem vigilância nas alfândegas, portos e fronteiras quando na entrada das embalagens de madeira, visando impedir a entrada de pragas exóticas. 

Cinco vantagens em utilizar as embalagens de madeira


As embalagens de madeira são peças muito utilizadas em mercados, com a principal função de transportar produtos frágeis, como frutas, hortaliças e legumes, além de qualquer outra mercadoria que possa ser danificada durante o transporte, como latas e embalagens de vidro.

Existem várias vantagens em optar pela utilização das embalagens de madeira, confira a seguir:

1. Uma peça feita com material natural e renovável

As embalagens de madeira são, obviamente, produzidas com madeira. A madeira é um material natural e renovável, que requer um consumo energético menor para o seu manuseio, o que é ótimo para o meio ambiente. Além disso, a madeira também é facilmente reciclada e pode ser reutilizada de várias maneiras criativas.

2. Possui alta durabilidade

Se bem utilizadas, as embalagens de madeira estão capacitadas para durarem vários anos, em bom estado. Isso é importante para as empresas que trabalham com o transporte de mercadorias, já que elas realizam um verdadeiro investimento quando adquirem uma peça de proteção para auxiliar no transporte de mercadorias mais frágeis.

3. Proporciona maior segurança

Como dito anteriormente, as embalagens de madeira são utilizadas principalmente para o transporte de mercadorias consideradas frágeis. Elas exercem uma proteção a esses produtos, impedindo que batidas e outros impactos atinjam diretamente a mercadoria em questão.

4. Fácil manuseio

As embalagens de madeira podem ser facilmente manuseadas e transportadas através de empilhadeiras, o que é fundamental para uma mercadoria que exerce uma função como a sua. Com isso, é possível garantir a facilidade durante o transporte, além, é claro, de assegurar sempre uma segurança necessária para essas mercadorias citadas.

5. Versatilidade de uso e possibilidade de reutilização

Além da utilização em transporte de mercadorias, as embalagens de madeira também podem ser utilizadas para outras funções, como por exemplo o armazenamento de produto em um estoque. Além disso, é possível encontrar várias opções para a reutilização de uma embalagem de madeira, que podem variar entre peça industrial e até peça de decoração em residências e estabelecimentos.

Finalidade das embalagens de madeira


A embalagem de madeira pode armazenar, transportar, movimentar e proteger, sendo considerada muito eficiente no processo logístico.

A embalagem caracteriza-se por utilizar Pinus (tipo de madeira) e seus derivados em mais de 90% das embalagens. O processo de fabricação é simples, porém, altamente tecnologico permitindo agregar valor ao produto.

O setor apresenta um mercado de forma pulverizada, participa da cadeia de suprimentos de diversos segmentos (automobilístico, máquinas, alimentos, varejo, etc.), porém, é pouco estudado e com pouca informação disponível. A participação de associações auxilia a representação do setor perante o mercado e permite planejamentos mais eficientes, baseados nas análises e perspectivas de mercado.

Fale Conosco!

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades do setor e dos nossos produtos!